SUGESTÕES-TEMAS
Temas sugeridos para encontros catequéticos com Crianças e Adolescentes
Fonte: CNBB / Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
1- Dignidade humana e cidadania
3- Desafios da saúde no Brasil
A mudança, que todos queremos e estamos buscando, não acontecerá de cima para baixo, mas a partir da conscientização e da educação para a cidadania e do controle social
2- Promoção da saúde
Saúde é um estado de equilíbrio e bem-estar físico, mental, social e espiritual. A qualidade de vida é resultado da saúde individual e da saúde coletiva. Para se ter boa saúde, o indivíduo precisa ter boas condições de alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer e serviços de saúde.
3- Desafios da saúde no Brasil
A igreja, para ser fiel ao Evangelho, precisa agir como profeta: anunciar e denunciar. Na área da saúde é preciso anunciar os direitos e deveres de todos e denunciar situações injustas que provocam enfermidades e mortes.
4- Saúde e salvação em nossas mãos
Nesse encontro, pretende-se desconstruir o falso entendimento, ainda bastante disseminado de que a doença e o sofrimento são castigos de Deus. Essa crença tem provocado revolta e rejeição contra Deus e também passividade e comodismo diante dos problemas de saúde. Procura-se mostrar que a saúde está ao nosso alcance e temos poder de operá-la. Visa-se também despertar a capacidade de solidarizar-se e comprometer-se com o outro nas questões de saúde , assim se inserindo na história de salvação.
5- Celebração com leitura orante da Bíblia
Com uma celebração baseada na passagem Bíblica do Bom Samaritano, entendida como o paradigma do cuidado, pretende-se exercitar a leitura orante da Bíblia e assim confirmar a imensa contribuição que esse método de leitura traz à catequese.
TEMA EXTRA
QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Objetivos:
TEMA EXTRA
QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Objetivos:
- Refletir o que é quaresma e como o cristão vive este período.
- Refletir sobre o tema e lema da Campanha da Fraternidade 2012.
- Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. (Objetivo Geral de CF-2012)
2. Conteúdo do Encontro:
Criar um quadro com os 40 dias da quaresma, incluindo o dia da Páscoa. (ver modelo – após o aprofundamento)
Distribuir pedaços de folhas coloridas (15 cm X 10 cm) para os catequizandos, que deverão dobrar ao meio.
Colar os pedados dos papéis em um papel cartão, colocando os quarenta dias da quaresma.
3. Desenvolvimento do Tema:
- Ler com os catequizandos o texto da apostila, explicando passo a passo sobre a Quaresma.
- Fazer em conjunto com a classe o registro da semana – escrever em cada quadrinho uma atitude, uma boa ação que deverá ser feita naquele dia, durante a quaresma.
- Combinar em cada encontro as ações da semana.
- Para explicar sobre a fraternidade, a solidariedade, contar a história :
A pomba e a formiga.
Às margens de um riacho cristalino, uma pomba bebia água, quando viu uma formiga no meio da correnteza. Em vão a formiga se esforçava par alcançar a margem. Então, a pomba jogou na água um raminho de mato, e a formiga conseguiu agarrar e se salvar.
Nesse mesmo tempo, passava um caçador que, ao ver a pomba, pensou em abatê-la. Ficou imaginando o belo prato de pomba assada. Quando se preparava para atirar, sentiu uma picada no calcanhar. O caçador abaixou-se para ver o que o tinha picado. Era a formiga, a mesma que tinha acabado de ser salva pela pomba! Bem depressa, a pomba aproveitou para fugir da mira do caçador. Quando este olhou de novo para o rio, seu almoço tinha desaparecido.
Comentar a história:
- Quando é que eu ajo do mesmo jeito que a formiga?
- Quando é que sou pomba?
- Quando sou caçador?
- Quem foi solidário e fraterno?
A cada ano a Campanha da Fraternidade faz importantes reflexões sobre alguma problemática que
aflige nossa sociedade.
Neste ano a CF nos convida a pensar na SAÚDE PÚBLICA. (mostrar o cartaz)
- Tema: Fraternidade e Saúde Pública
- Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38, 8).
A Campanha da Fraternidade é um tempo para crescer na fé e sermos solidários com os irmãos.
Este ano a campanha nos pede para olharmos para a nossa saúde e a de nossos irmãos e perceber que as nossas atitudes podemos mudar para contribuir para melhorar a nossa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário