O livro-móbile pode ser utilizado por crianças e, inclusive, ser construído por elas para enfeitar a sala e registrar os conhecimentos.
É um livro-vivo que por ser interativo chama muita atenção das crianças, têm a forma de brinquedo, conferindo o caráter de presente, de distração, ajudando o leitor a deslizar, por assim dizer, pelo prazer do texto.
Material necessário:
- CDs inutilizados
- etiquetas adesivas para CD
- figuras da história escolhida ou passagem bíblica
- fio de náilon;
- quatro palitos de churrasquinho;
- fita adesiva colorida.
Modo de construir:
Pegue dois palitos, coloque-os um ao lado do outro e junte-os, forrando-os com a fita adesiva colorida. Faça o mesmo para os outros dois palitos. Após, junte-os, atando-os com fio de náilon no centro formando a base do móbile em formato de X.
Escolha uma história ou passagem bíblica e, em cada CD, monte as cenas do enredo, colando as figuras.
Para juntar os CDs à base, amarre uma extremidade do fio de náilon no centro do CD. Em seguida, amarre a outra extremidade do fio de náilon na base X do móbile e assim sucessivamente com todos os demais.
Variante: Faça as figuras com massa de modelar. Para que as formas moldadas sejam colocadas sobre os CDs, coloque algumas gotas da cola branca, na parte de trás das figuras, fixando-as com firmeza.
Os livros-vivos podem ser usados de diferentes formas nos encontros, inclusive sendo construídos pelas crianças. A utilização de materiais de diferentes texturas poderá inspirar criações interessantes. Por exemplo: utilizar um CD como suporte e a massa de modelar para fazer as figuras (os desenhos do livro). As crianças maiores poderão construir livros a partir de histórias já conhecidas ou passagens bíblicas e recriadas por elas, por meio de imagens de revistas onde outras texturas poderão fazer parte.
Quando os livros forem construídos pelos catequistas, é preciso pensarmos em uma forma divertida de apresentá-los às crianças, tornando-os mais atrativos e instigantes. Com os livros-vivos será possível ler o mundo junto com nossos catequizandos, explorando muitos sentidos, de forma lúdica e prazerosa. O importante é que possamos garantir às crianças o acesso à multiplicidade e à diversidade de linguagens na nossa catequese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário