terça-feira, 3 de abril de 2012

Exame de Consciência

Oração para Antes da Confissão Sacramental

Meu Deus vou prostrar-me diante do sacerdote a quem destes o poder de me absolver dos pecados que tenho cometido contra Vós. Eu reconheço Senhor, a enormidade de minhas culpas e o peso de meus pecados. No tribunal da penitência, porém, espero contar com o Vosso perdão que me salvará do naufrágio de minha culpa.
Diante do sacerdote que verdadeiramente O representa, falarei a Vós, meu Senhor e meu Deus. E, com profunda dor de minha alma, confessarei todos os pecados que tenho cometido, por pensamentos, palavras, atos e omissões.
Ao apresentar-me diante de meu confessor, desejo que meu coração esteja compungido para que meus lábios se abram e eu possa então fazer uma sincera confissão de todas as minhas iniqüidades; e na certeza de Vossa misericórdia desejo renovar meus propósitos de emenda; as promessas de não mais pecar contra Vós.
Retira de mim, Senhor, toda vergonha de confessar meus pecados, por mais feios que sejam. Estarei diante de Vós que conheces minhas faltas e que esperas por mim de braços abertos para o perdão.
Quão poderosa é, Senhor, a Vossa graça, que assim me inspira os sentimentos de dor que me anima no Exame de Consciência.
Aceitai meu Deus, os desejos de me converter a Vós, de nunca mais Vos ofender. Aceita a dor viva de meu coração, a dor de meu arrependimento que faz chorar minha alma.
Bondoso Senhor, pelas preciosas chagas de Jesus Cristo fazei que a absolvição que me der o confessor seja no cumprimento de Vossa Palavra, a força suprema que me desligará dos tormentos do inferno; o precioso bálsamo que cicatrizará as feridas da minha alma. Amém!


1) Tenho duvidado ou negado as verdades da fé católica?
2) Pratiquei a superstição ou espiritismo?
3) Comunguei alguma vez sem estar devidamente preparado?
4) Faltei a Missa no Domingo ou dia Santo de Preceito, por minha culpa?
5) Guardei os dias de jejum e abstinência? (4ª Feira de Cinzas e 6ª Feira Santa)
6) Omiti algum pecado grave na confissão?
7) Manifesto respeito e carinho aos meus pais e familiares?
8) Atendi bem o meu lar e ocupo-me da minha família?
9) Dei mau exemplo às pessoas com quem convivo?
10) Corrijo com cólera e injustamente os meus próximos e outras pessoas?
11) Zango-me freqüentemente com as pessoas da minha família?
12) Procuro ajudar com alegria as pessoas da minha família, amigos e colegas?
13) Causei algum dano os outros com palavras ou com obras?
14) Fui imprudente na condução de veículos?
15) Pratiquei, aconselhei ou facilitei o crime grave do aborto?
16) Tenho ódio ou rancor de alguém?
17) Embriaguei-me alguma vez? Bebi em excesso ou tomei drogas? Levei outros por esse caminho?
18) Consenti em pensamentos ou olhares impuros?
19) Fiz ações impuras? Sozinho ou acompanhado?
20) Expus-me voluntariamente ao perigo de pecar, por exemplo, com fotografias, filmes ou revistas e livros imorais?
21) Colaborei com o mal alheio?
22) Tirei dinheiro ou coisas que não são minhas?
23) Devolvi as coisas emprestadas?
24) Enganei outras pessoas cobrando mais do que devia?
25) Dei esmolas de acordo com as minhas possibilidades?
26) Gastei mal o dinheiro?
27) Disse mentiras que prejudicaram outras pessoas?
28) Falei mal de outras pessoas? Pensei mal dos outros?
29) Levantei calunias contra alguém?
30) Tive inveja?
31) Fui orgulhoso? Desprezei os outros?
32) Realizo bem e pontualmente meus trabalhos? Ofereço-os a Deus diariamente?
33) Lembro-me de Deus ao levantar e ao deitar?
34) Estou excluindo ou marginalizando as pessoas?
35) Sou racista ou intolerante?
36) Existem em minha vida exclusões quanto ao Papa, Bispo, Párocos, pessoas de outros grupos, movimentos ou de outras religiões?

Oração após o Exame de Consciência

Depois de examinar minha consciência na claridade das luzes do Espírito Santo, que sonda o coração de pessoas aflitas como eu, revelando os caminhos do arrependimento e da santidade, muito me peso, Senhor, e me envergonho de Vos ter ofendido, pois sois meu verdadeiro Deus que amorosamente me criastes à Vossa imagem e semelhança para viver a eternidade convosco.
Senhor Jesus Cristo, meu Deus e Redentor. Que com Vosso precioso Sangue remistes a mim e a toda humanidade, peço-Vos o perdão de todos os meus pecados; e pela força do Vosso Espírito conduza-me para estar na presença do sacerdote e realizar minha Confissão Sacramental. Assim seja, Amém!

Ato de Contrição
Senhor, eu detesto todos os pecados que cometi diante de Vós porque eles me tornam indigno de Vos receber no meu coração.
Proponho com vossa graça nunca mais os cometer, evitando as ocasiões e situações de pecado, comprometendo-me ainda a fazer penitência, viver a verdadeira piedade e o amor.
No consolo do Vosso abraço eu me entrego a Vós confiando em Vossa Divina misericórdia. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário