domingo, 10 de junho de 2012

Reflexão do 10º Domingo do Tempo Comum

Iniciamos a segunda parte do tempo comum, este tempo é dedicado aos feitos de Jesus e seus ensinamentos, também neste período a Igreja dedica aos santos em suas festas e datas comemorativas é o tempo de penetrarmos nos ensinamentos de Jesus e vivermos a realidade do evangelho em suas pregações.

Vemos na primeira leitura o pecado que entra na humanidade e desfigura os homens de sua semelhança com o Criador. O homem perde a pureza, perde a relação de amizade com seu Senhor e tudo por causa da soberba que foi instigada por Satanás. 

É bom vermos que Deus criou o ser humano perfeito e que o pecado entrou na humanidade por uma permissão do homem que quis ser igual a Deus, mas vemos nessa leitura o que a Igreja chama de “proto evangelho”, quando Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela”. Neste texto Deus promete que na descendência da mulher virá alguém que destruirá o mal – Jesus – Esse mal que tanto destruiu e causou, como ainda causa, um grande desastre aos seus filhos. Mas seus dias estão contado, a partir do pecado de nossos primeiros pais, os dias do inimigo está contado e Deus vai destruí-lo passo a passo, afinal Satanás é o inimigo de Deus.

Assim na segunda leitura somos orientados que nada se compara com aquilo que não vemos, mas já experimentamos neste mundo e que de forma plena se realizará na eternidade. Colocar sua vida a mercê do Senhor é seguir seu caminho o que muitas vezes resulta em perseguições, incompreensões, calúnias e tantas outras formas de dificuldade, mas o que olhamos e vemos não está aqui neste mundo e neste plano de vida, mas na eternidade, “Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável”. É o que olhamos e esperamos e é o Espírito Santo que nos revela tudo o que podemos ter na eternidade e quanto mais nos aproximarmos de Deus e caminharmos na vida no Espírito mais teremos em nós a claridade do que nos espera na eternidade feliz. Santa Rosa de Lima dizia que se soubéssemos o que nos espera nos céu desejaríamos todo sofrimento na terra. Somente os santos podem ver e perceber a realidade do Céu e sabemos que o Reino de Deus começa aqui, então vamos nos esforçar para viver um pouco da eternidade no dia a dia de nossa vida afinal a eternidade é este instante de nossa vida. Viver o eterno é viver intensamente o momento presente com toda intensidade em Deus no poder de seu Espírito.

Jesus se coloca como alguém que tem pressa, não pode parar tem que anunciar o evangelho essa disposição de Jesus leva seus parentes pensar que Ele estava louco (fora de si). Tentam ver Ele como obra do Demônio, querem de toda forma não dar o crédito do que Ele estava realizando buscando escapar de um confronto com a verdade e ter que mudar de vida. Por isso que Jesus vai dizer que todo aquele que pecar contra o Espírito santo não será perdoado, isto é, todo aquele que, de forma consciente, fechar seu coração ao amor e fizer uma opção radical pelo mal estará condenado.  Veja bem Jesus nos convida a uma mudança de vida e buscarmos as coisas do alto muito mais que as da terra e se buscamos as coisas deste mundo é para nos levar a atingir as coisas do alto, portanto nada nos importa senão a Glória em Deus. Vamos mudar vamos nos dar a conhecer a Deus de forma que Ele possa realizar em nós uma vida nova, nem que tenhamos que parecer diante da sociedade como um louco, como alguém diferente, mas que sejamos do Senhor e tenhamos a presa d’Ele de evangelizar, de falar de Seu amor de podermos levar outros irmãos ao encontro pessoal com Deus. Não paremos, não descansemos, vamos ser arauto do evangelho, outros tantos precisam de Deus, temos que falar d’Ele. Não pare. Viva uma vida em Deus. Experimente este amor benevolente “E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. Por isso, não desanimamos. Mesmo se o nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se renovando, dia a dia”. 

Renove-se hoje, agora, não perca tempo. Nada, Nada vale mais que uma eternidade feliz.

Seja Feliz. Seja de Deus.
Antonio ComDeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário