terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vocação


Vocação: vida e amor que nascem do coração de Deus
Agosto é o mês das vocações. Muitas vezes me pedem para falar de vocação, e já me vem à mente escrever o que significa a palavra vocação, versículos bíblicos para fundamentá-la, frases e pensamentos de pessoas que refletem a vocação. Hoje, quero fazer algo diferente, que minhas palavras saiam da oração e do coração de Deus.

Percebo, hoje entre as pessoas que há muitas negações vocacionais. Pessoas negando a vida e o amor verdadeiro. O sentido de nossa existência só será reconhecido com a luz que a vocação acende em nossa vida. Vocação é ser, é vida, é convencer-se dos porquês de nossa realidade terrena. E quando não percebemos a nossa vocação: matamos a nós mesmos, o outro, a Deus e a criação.

Muitas pessoas, principalmente os jovens, se perdem em seu caminho, não tem vida.  Uns por causa da sua autossuficiência e outros pelas escuras da vida. Estes nunca se permitiram a pergunta: Você pretende ser o que na vida? Só quiseram dar respostas. A muitos faltou uma palavra profética, tal como: Você nunca pensou em ser padre? Irmão ou irmã religiosa?

A vocação, primeiro acontece na alma, em forma de exigência existencial; depois, nos impulsiona para frente com um ardor do ideal, e isso nos faz caminhar na direção da plenitude completa, da alegria, da esperança e do sentido.

Quando respondemos a vocação que nasce do coração de Deus nos saciamos de toda secura espiritual, da monotonia dos dias iguais, o trabalho não é mais uma carga, as contrariedades e as dores são forças, valorizamos nossos dons, enfim, a vida ganha sabor e vontade de crescimento.

Hoje, na oração, Deus não quis falar expressamente das vocações sacerdotais e religiosas, Deus quis falar da vocação primeira, que é da vida do homem. Da qual sem ela não existirá nenhuma outra vocação. O desígnio de Deus para nós é alimento, identidade e força vital de nossa existência. E sem esse alimento, o homem não sai da realidade opaca do dia-a-dia. Não há motivação. E um homem assim, não muda. E chegará num estágio que terminará por asfixiar-se dentro si mesmo a semente que Deus plantou. Só seremos felizes e realizados se acreditarmos no amor, na vida e na nossa vocação.
Seminarista Alex Sandro Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário