domingo, 23 de fevereiro de 2014

NOSSA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DE 2014



Coloquei aqui os "combinados" da reunião de Coordenação de catequese realizada no mês de fevereiro  de 2014, com o objetivo de que todos os catequistas que acessarem o blog possam ter conhecimento.


VAMOS LÁ


REUNIÃO DE COORDENAÇÃO DA PASTORAL CATEQUÉTICA
08/02/14

Os coordenadores da Catequese das comunidades se reuniram às 13:30 na Matriz, juntamente com a coordenação paroquial e o nosso pároco Francisco para a reunião mensal. Faltaram apenas os coordenadores da Vila Manaus e do Montevideo. Os assuntos tratados foram:

ü  Retiro da Crisma será dia 29/03 e terá início às 16:00.  Os assuntos a serem refletidos neste encontro serão a Campanha da Fraternidade e o Sacramento da Crisma. O seminarista Gabriel falará sobre a Campanha da Fraternidade e foi sugerido dois nomes de pessoas para falar do               sacramento da Crisma.
As 18:30 terá uma palestra para os pais com o Salézio e às 19:30 a Santa Missa com a renovação das promessas do Batismo. Cada comunidade faça um convite escrito para convidar os pais e padrinhos de batismo para a palestra e a Missa. Lembrar de orientá-los quanto à roupa decente com a qual participarão do retiro e da Missa. O mesmo vale para as mães e madrinhas.
As comunidades que irão limpar e preparar o salão no dia 28, às 19:30 são: Matriz, Nova Esperança e Mina União. As comunidades Montevideo, Vila Manaus e São Sebastião organizam e limpam o salão após o retiro.
Cada crismando deve levar lanche e refrigerante para a partilha.
 As fotos continuarão sendo tiradas pelo fotógrafo Kinha para evitar que os pais adentrem o altar tumultuando a celebração. A catequese continua doando uma foto, só que desta vez as fotos que a Catequese doará deverão ser entregues nas mãos do Coordenador da Catequese para que ele, e não mais o fotógrafo, entregue aos pais.


CRONOGRAMA DA CONFISSÃO DOS CRISMANDOS.

Dia 15 de março – sábado as 8:00, Mina União;
Dia 15 de março – sábado as 9:00, São Sebastião;
Dia 15 de março – sábado as 10:30, Montevideo;
Dia 22 de março – sábado as 8:00, Mineira;
Dia 22 de março – sábado as 10:00, Santa Luzia;
Dia 22 de março – sábado as 14:30, Nova Esperança;
Dia 22 de março – sábado as 15:30, Vila Manaus.
OBSERVAÇÃO
Deixem a sala bem preparada para a confissão colocando crucifixo, Bíblia, Água fresca para o Padre e se for calor um ventilador. Os jovens devem chegar meia hora antes do horário para fazerem o exame de consciência que será conduzido pelo catequista. Em breve enviarei sugestão. Lembrar da higiene e do asseio que devemos ter com o corpo que é Morada do Espírito Santo.








IMPORTANTE:
A DATA DA CRISMA MUDOU: VAI SER NO DIA 30/03, NA SANTA LUZIA, AS 10:00(manhã). PEDIR QUE CHEGUEM COM MEIA HORA DE ANTECEDÊNCIA PARA VESTIREM A BATA NO SALÃO E ORGANIZAR AS FILAS PARA A PROCISSÃO DE ENTRADA. SOMENTE UMA PESSOA (OU O PADRINHO OU A MADRINHA) ENTRARÁ COM O CRISMANDO.

ü  No dia 16 de março fomos convidados pela padre para participar da bênção da igreja do Montevideo as 19:00.

ü  A presença nas Missas continuará a ser insistentemente incentivada e teremos o apoio do Padre. Continuaremos a usar a agendinha cuja retirada da quantidade necessária pode ser feita na Secretaria Paroquial a partir do dia 17/02. O padre ensinou que de nada vale participar de tudo durante a semana e não ir à Santa Missa, no sábado ou domingo que é o dia do Senhor.


ü  No dia da missa da Catequese o Coordenador deve avisar o padre que é missa da Catequese e deixar sobre o altar uma lista legível com o nome do catequista e das suas respectivas turmas, pois o padre continuará chamando para apresentá-las à assembleia. No dia da Missa da Catequese podem continuar separando os bancos para os catequizandos, mas os catequistas devem estar sentados cada um com sua turma. Já na missa do Dízimo isso não é necessário.

ü  O padre enfatizou que se cobramos Missa das crianças e jovens, nós somos os primeiros que devemos estar lá. Catequista não pode faltar à Missa. É muito feio. Claro que em casos estritamente necessários isso acontecerá, mas avisem o coordenador com antecedência e justifiquem-se.


ü  O padre falou sobre simplicidade e que no dia de receber os Sacramentos quem deve ser o centro e brilhar é Jesus. A ornamentação continuará como vínhamos fazendo: obedecendo a Liturgia, com simplicidade para não ofuscar a atenção que deve estar centrada em Cristo.

ü  Se a criança faltar na Missa ou na Catequese deve-se imediatamente entrar em contato com seus responsáveis para saber o que aconteceu e não deixar acumular faltas para depois conversar com a família. Isso gera desconforto e até confusões para o catequista. Façamos este esforço!

ü  As Primeiras Eucaristias serão desvinculadas das festas, a não ser que a comunidade queira que seja junto com a festa do Padroeiro. O retiro da Eucaristia não mais acontecerá já que a Renovação das Promessas do batismo será na Missa da Primeira Eucaristia de cada comunidade. Na próxima reunião dia 08 de março, as 14 horas, Nova Esperança marcaremos a data das Primeiras Eucaristias e confissões.

ü  Os crismandos que ingressaram na Crisma II este ano farão a Crisma ainda este ano em dezembro. Na próxima reunião teremos maiores detalhes.

ü  Nossa confraternização de catequistas será feita em momento mais oportuno.

ü  Para as próximas inscrições pedir apenas a lembrança de Batismo para não onerar os pais com muita documentação.


ü  As inscrições da Catequese poderão ocorrer até o último dia de março, após esse período não se inscreve mais crianças e jovens. Prazo encerrado.

ü  Eu, Mari fiz questão de pedir a todos e ao padre para que continuemos com a unificação das comunidades, pois temos que usar a mesma linguagem, o que é válido numa comunidade deve ser o mesmo para a outra. Essa conduta nos une mais, aumenta o nosso sentimento de pertença ao mesmo grupo se fortalece, refiro-me que somos uma única paróquia.

ü  Os catequistas novos, ou os que não tem roteiro diocesano receberão o seu gratuitamente, mas o coordenador tem que enviar a quantidade de cada etapa que precisa, para que possamos comprar. Em nossos encontros devemos continuar usando o roteiro Diocesano. Nos primeiros sábados de catequese aproveitem para conversar bastante com a turma a fim de conhecê-los bem e façam um levantamento exato da quantidade de    roteiros que   irão precisar para as crianças e jovens e assim a Coordenação providenciará o quanto antes. Procurem cobrar primeiro, pois no ano anterior enfrentamos certos problemas em relação a atrasos no pagamento. Ficou muito constrangedor para nossa paróquia e não gostaríamos que o mesmo fato ocorresse este ano. O custo do Roteiro é de R$ 7,00.

ü  Dia 22/02 tem Formação na Matriz sobre a Campanha da Fraternidade e todos  os catequistas estão convidados/convocados  a participar. Levar lanche e refrigerante, além de material para anotações e a Bíblia.

ü  A catequese retorna dia 15/02 e no dia 22/02 não teremos catequese em nenhuma comunidade em função da nossa formação à tarde na matriz, portanto recomeçamos no dia 01/03 com os encontros em seus horários normais.

ü  Façam a festa da Acolhida. Não é necessário fazer logo no dia 15, pode ser depois, mas que haja um acolhimento bem bonito e bem preparado para nossos catequizandos. Cada comunidade define a sua data da Festa e também da missa de abertura da Catequese.

ü  Os encontros com pais e padrinhos continuam, são ricos momentos de catequese adulta e interação entre eles e a igreja na pessoa dos catequistas.

ü  As inscrições para a catequese de adultos serão feitas durante todo o mês de março e inicia na primeira semana de abril cada um na sua comunidade. As que não tiverem procura, não terão esta catequese.

ü  Há 6 vagas para a ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE, que ocorre todo mês, num domingo o dia todo, , nas cidades vizinhas como Cocal, Turvo, Criciúma ,Meleiro, Araranguá e tem duração de 3 anos. O deslocamento é por conta do cursista, mas a taxa mensal de aproximadamente 20 ou 25 reais por pessoa participante é paga pela igreja. Trazer o nome completo dos interessados, telefone, endereço e e-mail na próxima reunião para o sorteio.

ü  Na próxima semana, após falar com o Padre Francisco, enviarei o rito da Renovação das Promessas do Batismo para que vocês ensaiem com os jovens crismandos, além do rito do dia da Crisma para que saibam a resposta que devem dar ao Bispo no momento da Unção, enviarei ainda a sugestão de Exame de Consciência.

ü   Povo amado como já estou na lida novamente nem sempre atenderei o telefone, por isso me mandem mensagem via celular ou se eu não atender a sua ligação eu a retornarei no momento mais adequado, já que trabalho o dia todo. E-mail também é mais fácil para mim, mas fiquem à vontade para usar o que for mais adequado para vocês. De um jeito ou de outro sempre conseguimos entrar em contato, não é mesmo! Qualquer dúvida estou à disposição para ajudá-los. Por ora é só isso.






BEIJOS A TODOS OS TRABALHADORES DA MESSE!

SEI QUE POSSO CONTAR COM CADA UM DE VOCÊS E COM O NOSSO AMIGO PADRE CHICO  E SEMINARISTA GABRIEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário