quarta-feira, 25 de abril de 2012

E depois de ser Crismado?


Comunidade Espaço e Meta do(a) Crismado(a)
Para quê um cristão, uma cristã é crismado/a? Será que é apenas para fazer uma festa? Para mostrar uma roupa?
Penso que um jovem ou adulto consciente da sua responsabilidade não se prepara para receber um sacramento por motivos tão banais.
Uma coisa é certa: tudo tem suas exigências.
Como na vida em família existe amor, liberdade, mas também exigências, assim também acontece com o sacramento, que é dom, presente e sinal de Deus.
Queremos refletir um pouco sobre as exigências do sacramento da Crisma, ligadas à vivência comunitária.
DINÂMICA
1) Escrever, em vários cartões, palavras com funções diversas:
Ex.: Medicina, cartão de crédito, direitos humanos, jornalismo, família, natureza, casamento, comunidade, política, cinema, sacramentos, ser cristão(ã), música.

2) Sortear os cartões.
3) Cada participante, ou em duplas, deverão apresentar, por escrito, um número maior de exigências que a palavra recebida comporta.
4) Desenhar em forma de símbolo a maior exigência.
5) Apresentar ao grande grupo que, por sua vez, poderá completar com outras exigências não ditas.
FÉ: VIVIDA TESTEMUNHADA E
CELEBRADA EM COMUNIDADE
A fé cristã tem dupla dimensão: pessoal e comunitária.
Nosso Deus é um Deus comunitário: Deus Trindade.
Jesus criou uma comunidade de discípulos e com eles caminhou pelas estradas da Galiléia e da Judéia até a cruz. Estes discípulos comungaram sempre mais a vida, as propostas, o projeto de Jesus.
Duas exigências foram colocadas pelo mestre: Conversão e seguimento - “Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1, 15).
“Eles deixaram imediatamente as redes e seguiram a Jesus” (Mt 4, 20).
Seguir a Jesus é juntar-se, fraternalmente, aos outros discípulos. Para isso, é preciso deixar as redes do egoísmo, do consumismo, da preguiça, do comodismo, para ir ao encontro das pessoas e suscitar “vida para todos”.
“Quem crê não pode deixar de testemunhar sua fé. Quem foi escolhido, recebe uma missão.
A missão fundamental é pregar o próprio Evangelho, anunciar Jesus, revelar o amor do Pai pela humanidade. Mas o próprio amor a Deus exige o amor fraterno, a comunhão e a participação.
E mais, o empenho na libertação de todas as escravidões que o nosso mundo moderno apresenta” (cf. Puebla 327; CR 66).
O sacramento da confirmação é o sacramento da militância. Militante é aquele que defende ativamente uma causa. A causa maior defendida pelos seguidores de Jesus deve ser a justiça. Esta era também a causa dos profetas na Antiga Aliança.
A crisma acentua o envio para a missão. Uma fé bem vivenciada concreta e comprometida reforça a tarefa missionária da Igreja.
MISSÃO DOS CRISMADOS
A missão não pode ser como uma lâmpada que ora se acende ora se apaga. Ela é um processo que a catequese precisa ir motivando desde os primeiros passos de cada cristão. Não existe missão para si próprio. Missão é algo que impulsiona a sair de si para o bem da comunidade.
Não importa se os interlocutores da Crisma são jovens ou adultos.
Importa, sim, que todos possam assumir uma fé como processo de crescimento e que esta se expresse num comprometimento com o vasto mundo e com a comunidade eclesial.
Alguns caminhos para serem assumidos pelos crismandos:
• Exercer serviços na liturgia, catequese, CEBs, pastoral da juventude, missionária, vocacional...
• Presença e testemunho nos ambientes onde se encontram, com vistas à mudanças para um mundo mais justo e fraterno: Nas escolas e universidades, no trabalho, na política, nas movimentos ecológicos, nas associações de bairro, no meio rural, no lazer, nas comissões de justiça e paz, nas reinvindicações ecológicas, de gênero, de categorias, nas lutas por melhorias de saúde, educação, saneamento, água...
• Diz a Evangelli Nuntiandi: “O campo próprio de cada cristão/ã é o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e outras realidades como: a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e os sofrimentos” (cf. EN 70).
O documento CATEQUESE RENOVADA (n.º 26) aponta os principais compromissos de um cristão/ã. Vejamos:
• Compromisso na construção da história. Tendo fé no Deus da vida, acreditando numa efetiva organização para possibilitar maior dignidade a todos, suscitará esperança em construir um mundo diferente (CR 252-255).
• Compromisso com a família. A família é o berço de todos os valores. Ela permite a primeira experiência de comunhão na fé, no amor e no serviço ao próximo (CR 260-263).
• Compromisso com o trabalho. Construir a sociedade, sabendo que o trabalho é para o homem e não o homem para o trabalho (CR 264-265).
• Compromisso com a política. O cristão crismado não é um omisso diante dos problemas sociais e econômicos, mas é um concreto participante para se viver uma verdadeira democracia (CR 266-270).
• Compromisso frente à pobreza. O necessitado, excluído e oprimido merecem atenção especial. Descobrir formas para maior solidariedade (CR 271-273).
• Compromisso com o crescimento da justiça, da dignidade humana, do desenvolvimento integral e da paz, contra todas as formas que provocam a injustiça, a fome, a miséria, a escravidão das drogas, a ausência de paz... (CR 274-276).
• Compromisso frente ao pluralismo. Diante desta realidade, o maior compromisso é o diálogo. Somos chamados a termos atitudes de tolerância e responsabilidade.
• O cristão(ã), pelo sacramento da crisma é fortalecido(a) pelo dom do Espírito Santo para assumir com coerência sua fé e, portanto, a vida cristã.
O(A) Sacramento da Crisma é o que nos coloca num processo de maior maturidade e permite um testemunho feito de atitudes comprometedoras na vida, dentro da família e da comunidade.
O(A) cristão(ã) crismado(a) se torna responsável por uma Igreja viva e renovada e por um mundo mais justo e mais fraterno.
Ir. Marlene Bertoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário