sexta-feira, 20 de abril de 2012

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Sacramento da Penitência (Exame de Consciência e Confissão) - Planejamento do Encontro

Acolhida: Oração Inicial
Motivação- Perguntar aos catequizandos sobre o que aprenderam no último encontro.
-  Lembrá-los que o pecado nos deixa “atados” e que Jesus está pronto para nos “desatar” e perdoar.
- Falar com eles que hoje aprenderemos os passos para pedir perdão a Deus e a nos reconciliar com Ele.
Colocação do tema
- Falar para os catequizandos que Deus ama a todos os seus filhos e quer muito bem a eles. Por mais que uma pessoa tenha pecado, se ela estiver arrependida, Deus terá misericórdia dela e a perdoará sempre.
- Jesus quando veio até nós, instituiu o sacramento da Penitência “ para todos os membros da sua Igreja, antes de tudo para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça (estado de graça)” (CIC 1446).
- Jesus quis que todos fossem perdoados e que as pessoas não cometessem mais pecados. Ler a história de Maria Madalena.
- Jesus não maltratava os pecadores e não tinha “nojo” deles, como tinham as pessoas daquela época, principalmente os sacerdotes do templo e os fariseus. Prova disso é que Jesus se sentava com os pecadores, conversava com eles e até almoçava e jantava, como aconteceu com Zaqueu. Ler história de Zaqueu (Lc  19, 1-10)
- Nós como somos muito amados, temos que sempre pedir perdão das nossas faltas mediante a oração, o exemplo de vida e a CONFISSÃO (CIC 1442)
- Mas, como fazer uma boa confissão?
  * Antes de irmos ao Padre realizar a confissão, precisamos seguir 5 etapas:
1 – EXAME DE CONSCIÊNCIA : É um olhar para dentro de nós mesmos, procurando descobrir quais são as nossas falhas. É colocar-se diante do amor de Deus e refletir sobre nossa maneira de viver o amor com Deus e com os outros. É descobrir o que nos divide e impede a vivência da fraternidade. O que nos afastou do amor de Deus e dos irmãos. Jamais esquecer que quando pecamos, ofendemos a Deus, aos irmãos e a nós mesmos.
2 - ARREPENDIMENTO OU CONTRIÇÃO: É um “cair na real”! É quando dizemos para nós mesmos: “que bobeira que eu fiz”.Reconhecer diante de Deus e dos irmãos que pecamos e pedir perdão. Quando nos arrependemos, nós afirmamos que não gostamos do pecado.
3 – PROPÓSITO: É ter disposição sincera de esforçar-se para recomeçar uma vida nova, vivendo em união com Deus e com os irmãos. É prometer a Deus que vamos nos esforçar para viver longe do pecado com a ajuda da graça divina. É também o momento de pensarmos como podemos evitar o pecado daqui pra frente.
4 – CONFISSÃO : Confiante na Bondade e Misericórdia de Deus chega o momento em que contamos os nossos pecados ao representante de Deus e da Igreja; o Sacerdote. O Sacerdote age em nome de Jesus Cristo e concede o perdão por uma oração chamada absolvição. É importante conferir o que Jesus nos diz em Jo 20,23.
5 – PENITÊNCIA: Dizemos ser a penitência. Após a confissão, vamos ao Sacrário. Rezamos agradecendo a Deus o perdão recebido e pedimos forças para ficar sempre na amizade com Deus e os irmãos. A sugestão do Sacerdote para fazer ou rezar depois da Confissão não é um castigo. É a reparação, isto é, devemos reparar os erros cometidos.

- EXAME DE CONSCIÊNCIA:  Peçam para que no dia da Confissão, eles levem uma listinha com os pecados de modo a facilitar o andamento da confissão e dificultar o esquecimento, por causa do nervosismo.
- Para entender melhor sobre a Contrição ou arrependimento, catequistas, leiam o Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1451 a 1454.
- Sobre a CONFISSÃO, catequistas, leiam o Catecismo nos parágrafos 1455 a 1458.
- Sobre a SATISFAÇÃO, catequistas, leiam o Catecismo nos parágrafos 1459 a 1460.
* Tirar dúvidas das crianças sobre a Confissão, por isso, vocês devem estudar todo o capítulo sobre o Sacramento da Penitência que vai da página 391 a 405. Falem de modo simples e acolhedor e não confundam a cabecinha deles!
 Celebração: Rezar juntos o Ato de Contrição! Entregar a lista de Exame de Consciência para que eles marquem e/ou levem para casa para marcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário