domingo, 1 de julho de 2012

O Desenvolvimento Humano

DIOCESE DE CRICIÚMA
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS 
Junho/2012


O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL (6-11 ANOS)

CARACTERÍSTICAS DESTA FASE: 
Distingue a realidade da imaginação; Aparecimento do senso crítico; Gosto por descobrir coisas novas; Quer saber os "quês" e os "porquês" das coisas; Desperta a consciência psicológica e moral de forma mais clara
            Dos sete aos 11 /12 anos, é chamado de idade da razão: a criança torna-se mais consciente. Aqui temos de distinguir entre o período dos 7 aos 9 anos e dos 9 aos 12 anos. A criança é diferente em cada um desses períodos. Aos 7 anos a criança está em crise. Este tempo de crise é sempre difícil, é uma "passagem" de uma idade para outra. É tempo de transição. Até aí, ela era uma no meio dos irmãos; agora se sente perdida no meio do grupo que frequenta ou da catequese. O egocentrismo dá lugar à sociabilidade. A criança, pelos 8, 9 anos, descobre o sentido social, vira-se para fora, para o grupo, para os colegas, para o outro.
A contemplação dá lugar à ação. É idade escolar, idade de memorizar, do "querer saber" os "porquês" das coisas. Aqui já podemos falar de responsabilidade moral e de uma vida espiritual mais pessoal. Por volta dos 9 anos a criança torna-se difícil, não acredita facilmente no que lhe dizemos. Há um forte “resfriamento" na afetividade, consequência da descoberta dos defeitos dos adultos, a criança quer ser “grande”,  nem sempre aceita que vivam a beijá-la, abraça-la e a paparicá-la.
Aqui, o ensino tem que ser muito concreto, seguro e claro para educar  e  desenvolver a inteligência. É uma oportunidade maravilhosa, nesta idade, para a criança se doar, pensar nos outros, servir, etc. Ela é materialista (precisa ver e tocar). Daí a necessidade de uma catequese viva e ativa, de experiências ou vivências de fé muito profundas. Mais frequentemente fazer-se valer do testemunho do que das palavras. A partir dos 10 anos, a criança está mais calma, como que descansando para entrar na grande crise da  adolescência.


ATITUDES IMPORTANTES DO CATEQUISTA E DOS PAIS:
-Não dizer para uma criança que o trabalho dela está mal feito, pois isso vai desanimá-la;
-O catequista deve responder  a todas as perguntas que a criança faz,  mesmo se for preciso pesquisar e responder depois. Responder sempre com frases simples e curtas;
-A criança é capaz de permanecer muito tempo em admiração e meditação diante de uma flor,o  catequista poderá aproveitar-se disso para levar a criança a admirar a criação de Deus;
-O catequista deve canalizar a agressividade para o bem, para o belo, etc... aproveitar as energias da criança para as atividades e não castigá-las;
-O catequista deve ser um testemunho para as crianças. Aproveitar-se da interiorização da criança para levá-la a pensar, a falar com Cristo em oração;As atividades devem ser organizadas em grupos, brincadeiras com critérios que estimulem a liderança e o respeito entre eles.Por necessidade  do concreto (ver e tocar) para aprender é importante  usar  símbolos na catequese, especialmente nos momentos de oração.


O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA (12-18 ANOS)
A adolescência possui dois estágios, um que inicia o período que chamamos de pré-adolescência, sendo por volta dos 12 e 13 anos e outro, a adolescência propriamente dita,que é dos 14 aos 18 anos.A pré–adolescência (12-13 anos) que podem oscilar este período de seis meses a dois/três anos,desponta aos 11-12 anos nas meninas e cerca de um ano mais tarde nos meninos (13).Nesta altura da vida há que fazer uma certa distinção entre meninas e meninos,porque as respectivas evoluções têm um ritmo diferente (mais lento no rapaz,por exemplo).

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O PERÍODO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:

CRIANÇA                                   
ADOLESCENTE
Conservadora
Revolucionário
Tradicionalista
Inovador
Pouco inventiva
Inventivo
Imita os mais velhos
Imita os mais novos
Respeita regras
Procura criar regras
Aceita as realidades
Protesta contra elas














CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES: IDADE MARCADA PELAS MUDANÇAS E DÚVIDAS.

A) PROCURA DE IDENTIDADE

Quer saber quem é e qual o sentido da sua vida;
Deseja relacionar-se profundamente com os outros;
Procura “modelos” de identidade (herói);Busca de autonomia pessoal, mas sente-se confuso;
Sente-se carente e inseguro (procura refúgios);
Vê no grupo o espaço do “EU” com o seu ideal,como fonte de valores e segurança


B) IDADE DE MUDANÇAS:


 Físicas:
-Inicia a transformação corporal e sexual e ocorre a perda de harmonia interior e exterior.


 Psicológicas:
-Tem início a passagem do pensamento lógico ao formal.
-Prefere a análise á constatação... (pode pensar por seus próprios pensamentos).
-Desenvolve-se a capacidade imaginativa.
-Torna-se criador nato – idealista ,confiante, arrogante.
-Volta-se para si mesmo - só tem valor os seus próprios juízos.


Afetivas:
-Tem grande necessidade de amar e  de se sentir amado.
-É emotivo – entrega-se... mas é inconstante.
-É  caprichoso instável e bloqueado por medos.


  Morais:
-Reforça-se o sentido da responsabilidade – capacidade de opção.
-Procura com intensidade encontrar valores e pessoas concretas que os vivam.
-É tolerante consigo e intransigente com os outros.

Religiosas:
-Vive um tempo de crise, dúvidas, interrogações, ambiguidades, críticas, recusa da prática religiosa quando imposta e não assimilada.
-Deus é ,para ele, força, poder ,apoio, refúgio .
-É  ritualista (reza e participa nos sacramentos, mais em função da tranquilidade  e segurança do que como expressão de Fé).
-Deus vai deixando de ser algo para ser Alguém.
-Já não armazena ideias sobre Deus ”experimenta-o”.
-Nasce uma forma nova de viver e de se relacionar com o seu Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário